terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Jimmy Wales no Roda Viva

Acabei de ver no Google Vídeo a entrevista de Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, a maior enciclopédia do mundo (já que é maior que a britânica).



O cara é muito inteligente e, para mim, é um dos caras mais sóbrios ao falar de software livre, sem radicalismos. Gosto quando ele fala que sistemas de pontuação não são bons para serem aplicados a pessoas.

Gostei muito também da entrevista que ele deu à UOL.



Nessa entrevista, ele fala que não acredita na web semântica. Eu também não. Vejo a web semântica apenas como uma meta linguagem, mais uma no universo da computação.

É interessante também quando ele diz que nem todo usuário deve contribuir escrevendo na wikipedia, simplesmente porque alguns não possuem a habilidade necessária para escrever. Acho que o mesmo se aplica às comunidades de software livre em geral. Li alguns textos em que o autor criticava o fato de que a maioria dos defensores do software livre nunca fez nenhuma contribuição a nenhum software. Isso é natural: muitas pessoas vão simplesmente usufruir do trabalho da comunidade e isso não tem problema nenhum. Contribui quem tiver capacidade e se sentir bem com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário