quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Por que as pessoas tendem a acreditar? Parte II

Os vigaristas sempre se aproveitam da necessidade das pessoas de acreditar.



Esse é um caso famoso no Brasil, o rapaz é conhecido como o cara que se passou pelo filho do dono da Gol e deu uma entrevista ao Amaury Jr.

O Pânico na TV fez recentemente uma experiência interessante. O Impostor entrou na São Paulo Fashion Week e desfilou na passarela. Ele não tinha convite, nem conhecia as pessoas do desfile.



No site TVirgula, publicaram a matéria do Pânico na TV publicada na semana seguinte, com o depoimento de uma das pessoas enganadas pelo impostor.

Em todos esses casos, os envolvidos aproveitam-se da ingenuidade das pessoas. Essa ingenuidade é necessária, até certo ponto, para vivermos em sociedade: temos que conviver com as pessoas e, para conviver, devemos confiar, pois sempre dependeremos de outros, não podemos viver completamente sozinhos. Algumas pessoas confiam mais que as outras, algumas são muito crédulas, outras muito céticas e até paranóicas.

Esse artifício é o mesmo utilizado pelos mais diferentes estelionatários. Em um primeiro momento, podemos pensar que quem cai nesse tipo de golpe é muito ingênuo. Mas é provável que a maioria de nós também cairia, pois tendemos a acreditar nas pessoas e os golpistas são, quase sempre, muito convincentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário