quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Tas na Zona... Eleitoral

Na época das últimas eleições municipais, o cara mais multimídia do Brasil, Marcelo Tas, publicou uma série de 4 vídeos no UOL notícias com o nome de "Tas na Zona... Eleitoral".

A série é simplesmente genial e é uma boa introdução ao sistema político brasileiro.

Episódio #1: Como surgiram as cidades?

O primeiro vídeo fala sobre o surgimento das primeiras cidades, a razão e os problemas que aparecem com seu surgimento e faz uma análise das cidades no Brasil, através de várias entrevistas com especialistas e populares.


O Tas utilizou a cidade de Itu para ilustrar como as cidades do interior funcionam. Achei interessante também o uso do jogo Age of Empires para ilustrar o surgimento das cidades.

Episódio #2: Pra que serve um prefeito?

O segundo episódio explica qual a função do prefeito, tomando como ponto de partida o síndico de um grande prédio, o Copan, em São Paulo.



É muito legal como ele tira as características de um bom prefeito dos exemplos de como o síndico atua no seu trabalho. Algumas características são completamente opostas ao que observamos nos prefeitos em geral... A principal: não fazer conceções políticas...

Episódio #3: Pra que serve um vereador?

O terceiro episódio explica a função do vereador, fazendo uso de entrevistas com vereadores da primeira câmara de vereadores do Brasil.



Acho esse o melhor vídeo da série. É muito legal como ele mostra que nem mesmo os vereadores prestam atenção nos discursos e explanações dos colegas, e mostra também a participação popular quase nula que ocorre na câmara. Piadinha genial: "eu também sou professor, né... Tibúrcio" (Tas na reunião entre professores e vereadores)...

Episídio #4: Como cuidar das cidades?

Esse vídeo é uma conclusão da série e questiona os quesitos que são avaliados pelo eleitor para escolher os candidatos.



É muito boa a crítica ao planejamento que geralmente é realizado hoje pelos governos.

2 comentários: