sábado, 21 de março de 2009

Cacaso: Musica e poesia... um relato


“Então

Senti que o resumo

É de cada um


Que todo rumo

Deságua

Em lugar comum”

Na letra de Feito Mistério, canção que compôs juntamente com Lourenço Baeta, Cacaso lembra que por fim cada qual faz sua síntese e todas deságuam no mesmo mar de mineiro, o mesmo horizonte de significabilidade. Mas o lugar comum, quando é o meu lugar, pode servir para que meu resumo se justifique como mais uma forma de me desvendar ao desdobrar palavras sobre outro.

Ontem no CCBB do Rio rolou o primeiro show do projeto Cacaso: Música e Poesia que deve continuar até dia 29 de Marco, entre Quinta e Domingo. É uma oportunidade para pessoas como eu, que não conheciam nada da obra desse poeta e compositor, entrar em contato com sua obra e “conhecer cantando”, como pede o folder que traz a programação.

Cacaso foi um dos pioneiros da poesia marginal que se aventurou também em outros caminhos da poesia, escrevendo letras para canções em parcerias com gente como Edu Lobo, Francis Hime, Djavan, Toninho Horta, Joyce, Sueli Costa, Cláudio Nucci, Zé Renato, Nelson Ângelo etc. Na verdade para mim é uma novidade,em sua maioria, esse universo de cantores e compositores: a década de 70 da Música Popular Brasileira continua sendo pra mim um ponto de interrogação: ante o acirramento do regime militar a história de “cantar o canto” representava resistência… e fazia o nonsense ter sentido… ?!?!

As letras de Casaco são para mim uma novidade, como o é sua poesia. Por isso esperava algum estranhamento e foi isso a principio o que aconteceu. Mas fui vencido pela qualidade e pela forca do trabalho desse projeto que verdadeiramente levou ao palco um grupo de amigos com vontade homenagear uma pessoa a quem queriam muito bem. Dessa forma, para mim, o que desvendo de especial em sua canção não se separa da lembrança do especial que parece transcender nesse espírito de amizade que fez com que a apresentação fosse realmente uma celebração. Com músicos de muita qualidade dando vida as musicas e letras deste autor não pude deixar de, ao fim, sentir que tinha valido a pena, que conhecer Cacaso foi realmente um encontro. As palmas ao fim, o pedido de bis, a empolgação dos artistas, foi realmente algo emocionante. O projeto continua e quero assistir todas as apresentações.

Pra se ter uma idéia do time de primeira que estava em cima do palco, começo pela percussão de Marcos Suzano (“uh-hu”), acrescento o piano de Andre Mehmari, o Baixo maiúsculo de Zeca Assumpção e o violão de Silvio D’amico. A direção musical ‘e desse ultimo com Sérgio Santos, que divide os vocais com Paula Santoro, Claudio Nucci e com Rosa Emília, que foi casada com Cacaso e coordenou o projeto.

Gostei muito da canção Surdina que Sérgio Santos cantou sozinho (se não me engano). Nesse primeiro dia eram convidados o cantor Zé Renato, ex-Boca Livre, e o poeta Geraldo Carneiro.
A seguir uma série de links desse povo todo (ou quase todo). Vale a pena conferir.

Letras de Cacaso http://letras.terra.com.br/cacaso/
No Myspace http://www.myspace.com/cacaso
Site de Andre Mehmari http://www.andremehmari.com.br/
Myspace de Andre Mehmari http://www.myspace.com/andremehmari
Rosa Emilia no Myspace http://www.myspace.com/rosaemilia2
Claudio Nucci no Myspace http://www.myspace.com/claudionucci


Claudio Nucci Na minha casa

Sergio Santos no Myspace: http://www.myspace.com/srgiosantos

Nenhum comentário:

Postar um comentário