terça-feira, 17 de março de 2009

Descriminalização da maconha?



Saiu na revista Ciência Hoje número 256, publicada pela SBPC, uma nota relatando a publicação de um relatório pela Fundação Beckley (entidade britânica sem fins lucrativos que promove a investigação da consciência e suas mudanças de estado por uma perspectiva multidisciplinar) sobre o uso da maconha.

O relatório afirma que pessoas que fazem uso contínuo da droga têm mais chance de desenvolver psicoses, ter problemas pulmonares e cardíacos, largar a escola mais cedo, sofrer acidentes de trânsito, ser maus pais e consumir drogas mais pesadas.

Ainda assim, o relatório sugere que o Estado distribua a droga de forma controlada. O relatório enfatiza que a criminalização do uso causa danos sociais muito sérios e não reduz o consumo.

Um dos dados apresentados pelo relatório é o número de mortes comprovadamente causadas pelo uso excessivo de drogas. Enquanto só há dois casos comprovados de morte por altas doses de maconha, as mortes por uso de outras drogas ilegais são 200 mil, do álcool 2,5 milhões e tabaco 5 milhões.

O relatório conta com o apoio de várias pessoas, entre elas o ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso.

O relatório completo tem 242 páginas, mas existe um resumo com apenas 6 páginas.

Manifeste-se: Qual a sua opinião sobre o tema? deixe um comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário