segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Minha aventura no poker

Aprendi a jogar poker já faz um tempo. Quer dizer, eu achava que tinha aprendido. Sabia as regras.

Minha aventura no mundo do poker começou quando eu instalei TV por assinatura aqui em casa. Uma vez a NET liberou a ESPN para quem tinha a assinatura básica e eu vi a transmissão de um campeonato de poker. Sabia as regras, então entendia mais ou menos o que estava acontecendo e fiquei impressionado. Como aqueles jogadores "adivinhavam" que estavam em desvantagem com mãos tão boas?

Depois de conseguir ter todos os canais da tv a cabo, passei a acompanhar os campeonatos com mais frequência. Aprendi o que é flop, turn, river, flush draw... me interessei novamente pelo jogo. Comecei a jogar no Pokerstars, site que faz propagandas nos torneios de poker. "Classifique-se de graça" é o slogan que me lembro.

Quando comecei a jogar de novo, descobri um outro amigo que joga, mas no Full Tilt. Ele me falou também da Universidade do Poker, que dava algum dinheiro para quem fizesse a inscrição no site deles (não sei se isso ainda existe, não recebi dinheiro algum até agora e não li nada que diga que receberei) e que faz torneios para os afiliados.

Isso aconteceu semana passada. Ele me falou que a Universidade do Poker estaria realizando um torneio no dia 06 de agosto. Passei, então, para o Full Tilt e comecei a jogar os torneios de dinheiro virtual rápidos (Sit & Go), de uma mesa para treinar para o torneio da UP.

Meu amigo me mostrou um livro, Cash Game Killer, que mudou completamente o meu poker. Aprendi a utilizar uma estratégia, usar minha posição e calcular as probabilidades de ganho.

Comecei a vencer os torneios de uma mesa de dinheiro virtual. Mudei então para os freerolls, torneios de entrada gratis que premiam com dinheiro de verdade. Joguei os freerolls de $100 dólares ($15 para o primeiro colocado e premiação de 1$ até a 27ª posição) geral e Latin America. De 2700 inscritos no geral, consegui ficar entre os 1000, depois entre os 600 e, por fim, entre os 100 (fiquei em 69º).

Decidi entrar, então, para o satélite (torneios que dão vaga para outros torneios) do Daily Dollar. São 7500 inscritos (as vagas acabam em poucos segundos), iniciando com stack de 300 fichas e blinds de 15/30. Detalhe: o torneio é turbo! isso significa que os blinds sobem muito rapidamente, "comendo" suas fichas. Os 200 primeiros ganham vaga para o Daily Dollar, torneio que custa $1 para entrar e que premia até os 1000 primeiros (são 8500 participantes no máximo).

O torneio satélite é muito apertado. As fichas são muito escassas e os blinds sobem muito rápido mesmo. É necessário ter paciência e sangue frio para ver seu stack esgotando sem que nenhuma mão boa venha. Quase fui eliminado várias vezes. Mas depois de mais de 2 horas de jogo, faltavam 10 para entrarmos nos 200. Nessa hora, a situação fica muito tensa. Eu estava correndo até com par de ases (mentira, não veio nenhum par de ases, mas se viesse, talvez corresse), só esperando os blinds comere os caras com stacks mais "modestos". Eu tinha 25k fichas e os BB estavam em mais de 1600.

Finalmente, consegui! cheguei no Daily Dollar. Ganhei meu primeiro dólar com o poker. Tudo bem que esse dólar tenha que ser utilizado obrigatoriamente na inscrição do torneio e que, devido ao cansaço e à emoção de ter conseguido (nem consegui dormir direito à noite), não sobrevivi nem 10 minutos nele.

(Depois descobri que eu poderia ter cancelado minha inscrição no torneio e recebido o $1, válido apenas para torneios, e jogar em outro dia)

Foi muito emocionante ganhar meu primeiro dólar no poker. Emoção que não me lembro de ter sentido com nenhum outro jogo, especialmente jogos no computador. Estou confiante para o torneio da UP agora, vamos ver no que vai dar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário