quarta-feira, 15 de maio de 2013

Folding@Home: ajudando a descobrir a cura


Anos atrás, uma das ideias mais interessantes em computação distribuída era o projeto SETI@home, que pretendia (e pretende, porque o projeto ainda está ativo) utilizar o poder de processamento de milhares de computadores ao redor do mundo para analisar dados em busca de vida alienígena.

Baseando-se nesse projeto, surgiu a plataforma BOINC, que é de código aberto e permite criar o seu próprio projeto de computação distribuída na internet. Com o BOINC, vários projetos desse tipo surgiram, mas o SETI@home continuava sendo o maior.

Em outubro do ano 2000, surge um novo projeto que já tem mais poder de processamento do que todos os da plataforma BOINC: o Folding@home, que tem como objetivo ajudar a encontrar a cura para diversas doenças mortais hoje em dia, como a AIDS, mal de Parkinson, mal de Alzheimer e o câncer.

Parte do trabalho da busca da cura para essas doenças consiste em simulações utilizando proteínas que são muito demoradas e exigem um grande poder computacional. É aí que entra a nossa ajuda. Você pode colaborar instalando no seu computador o software cliente disponível no Folding@home e utilizando o poder de processamento ocioso da sua máquina para fazer esses cálculos. O servidor envia uma unidade de trabalho para você, o software do F@H faz os cálculos em background e devolve para o servidor, sem que você nem perceba que algo está acontecendo na sua máquina.

Através da ferramenta de controle, o FAHControl, você pode determinar o nível de uso do processador e até, caso sua placa de vídeo suporte, utilizar o GPU para fazer os cálculos.

Além disso, você pode criar seu próprio usuário para monitorar o quanto está ajudando e criar grupos com seus amigos, competindo com outros grupos para saber quem contribui mais!

Vamos ajudar? Participe e divulgue você também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário