quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O fim está próximo?


Tenho apenas 22 anos. Nesse curto espaço de tempo, já vi muitos "fins do mundo" se aproximando. Volta e meia aparece uma dessas histórias de que o mundo acabará na data tal. O mais novo burburinho fala em 22/12/2012. Utilizando psicologia barata, podemos explicar esses fatos como a vontade de que ocorram grandes mudanças, e o desejo de conhecer uma Verdade oculta (a de que o mundo irá acabar na data determinada).

Como sempre, essas teorias ganham grande força na internet, e se somam a inúmeras referências (que se multiplicam referenciando-se entre si) a vários trabalhos científicos (cujas interpretações são totalmente deturpadas) e a escritores de pouca relevância acadêmica, cujos "estudos" apontam para essas conclusões catastróficas e reveladoras.

Dessa vez, até Hollywood está pegando carona na história do fim do mundo, com o lançamento do filme 2012, previsto para Novembro.



A história do fim do mundo em 2012 (não a do filme, a da internet) começa com a suposta previsão dos Maias, que teriam previsto que o mundo acabaria nessa data, pois o calendário deles só marcaria até essa data. Daí, já surgem histórias sobre visitas alienígenas, choques de astros com a Terra, cataclismas ecológicos e todos os tipos de versões que se possa imaginar. Para quem quiser saber mais detalhes, veja reportagem da revista Galileu sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário