quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Violência policial

O problema da violência no Brasil é bastante delicado, muito discutido e pouco resolvido. Mais delicado ainda é o problema da violência policial. A nossa polícia é mal formada, mal treinada, truculenta.

O Brasil é campeão mundial em homicídios cometidos, tendo mais vítimas que a guerra do Iraque, sendo a polícia brasileira responsável por grande parte desses homicídios, segundo a ONU.



O jovem que é agredido no vídeo estava comemorando a aprovação no vestibular. Pelo que pude apurar, existe uma lei municipal que proíbe "portar" bebida alcoólica no parque em questão, que é o Vaca Brava, em Goiânia e também proíbe a realização do "trote". Não se tratava de trote. O jovem não estava ingerindo bebida alcoólica. E mesmo que estivesse, nada justifica a agressão, nem o algemamento do jovem. A lei existe para ser cumprida, e a polícia não tem o direito, nem o dever de fazer justiça com as próprias mãos, seja contra quem for.

Mesmo sendo pouco perto dos assassinatos que a polícia comete, esse é um flagrante de ato de violência policial e causa indignação. Porém, se os policiais estivessem agredindo um traficante, um ladrão, um "bandido", certamente teria até algum apoio da população, por mais absurdo que isso pareça.

A sociedade brasileira é conivente com a violência policial e fecha os olhos, principalmente quando ela acontece nas periferias, com os mais pobres (o que não é o caso aqui). Quando a violência atravessa para os bairros mais ricos, o que se vê, quase sempre, são protestos e o apoio da sociedade no uso de mais força pela polícia, alimentando mais ainda esse ciclo vicioso.

Um comentário:

  1. É realmente revoltante... o pior é isso que você falou, a sociedade é conivente. Quando acha que é "justo", que quem está apanhando "merece", ela apoia.

    ResponderExcluir