terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Pra que serve o twitter?


Já faz um tempo que conheci o Twitter, mas só agora começo a aprender a utilizar a ferramenta. Quando conheci, não vi muita utilidade. Parecia um bate-papo gigante (e eu detesto bate-papo).

Para quem não sabe, o Twitter é uma ferramenta de "microblogging". Nele, você tem um espaço de 140 caracteres para digitar uma mensagem e disponibilizar na sua página. Você pode "seguir" (follow) outros usuários para acompanhar o que eles estão postando. Basicamente, é isso.

Fiquei curioso com a ferramenta porque muita gente que eu já "sigo" (como no jargão dos twitteiros) na internet há algum tempo fala muito bem dela, em especial o Marcelo Tas. As duas últimas partes da entrevista que o Carlos Merigo e o Cris Dias fizeram com o Marcelo Tas tratam quase que exclusivamente do assunto Twitter.

Parte 3: TQT (Twitter o Que Twittar) ou Os prefeitinhos do Twitter


Parte 4: Blog do Tas


Mas para que serve essa ferramenta? Como utilizar?

Há, basicamente, duas formas de utilizar o Twitter: como uma ferramenta da comunicação e como uma ferramenta de informação. Usar como uma ferramenta da comunicação é usar como um bate-papo e, particularmente, não gosto desse uso. Usar como uma ferramenta de informação é seguir pessoas que tenham colaborações interessantes.

Nessa segunda abordagem, o Twitter é um blog interessante, de vários autores, e que você pode adicionar e remover os autores conforme o seu gosto pessoal. Dá pra receber informações sobre temas variados, como política, cinema, música... é só escolher os autores...

E aí que vem a parte mais difícil: escolher os autores. Estou ainda nessa fase de seleção. Alguns "twitteiros" que eu estava seguindo foram removidos porque escrevem demais, e acabavam por "poluir" o meu twitter. Outros porque escreviam apenas sobre sua vida pessoal.

Seguir as pessoas certas é mesmo muito difícil. Hoje encontrei uma pequena lista interessante, dos twitters dos colunistas do jornal "O Globo". É um bom ponto de partida: buscar por autores de jornais e revistas.

Meu twitter: http://twitter.com/glilco

Nenhum comentário:

Postar um comentário