quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Como votar?




No próximo domingo, dia 3 de Outubro, o Brasil escolhera novos ocupantes para as vagas de Presidente, Governador, Senador, Deputado Estadual e Deputado Federal. Sempre ouvimos que os eleitores devem escolher melhor os seus candidatos, mas quase nunca colocam critérios de escolha para o voto.

Além disso, muitas pessoas não conseguem entender como funciona a eleição, para onde vai o seu voto e como utilizar essa arma. Nesse texto, pretendo dar algumas dicas para escolher em quem votar para os cargos de Presidente e Governador, para os quais o processo da eleição é bastante parecido.

A eleição para Governador e Presidente pode ocorrer em dois turnos. Se um candidato receber mais da metade dos votos válidos (votos válidos são os votos que não são nulos e nem brancos), a eleição se encerra no primeiro turno, caso contrário, haverá segundo turno.

A estratégia de seleção do candidato pode ser diferente entre os dois turnos. Já ouvi muitas pessoas dizerem que preferem votar no candidato mais "forte" para não "desperdiçar" o voto. Essa estratégia é equivocada, já que o seu voto tem alguma ação mesmo quando você escolhe um candidato menos expressivo.

Tomemos como exemplo um pleito com 4 candidatos: João, Pedro, Maria e José. A última pesquisa mostra o seguinte:

João: 40%
Pedro: 30%
Maria: 10%
José: 1%
Brancos e Nulos: 19%

Os candidatos mais fortes nessa eleição são João e Pedro. Muitos dirão que é melhor votar neles porque são os candidatos mais fortes. Porém, no primeiro turno você tem uma liberdade maior para escolher um candidato de acordo com a sua vontade, já que o seu voto conta sempre de alguma forma.

Vamos analisar: os votos válidos são os que vão para João, Pedro, Maria e José. Se considerarmos apenas esses votos, o resultado será:

João: 49,4%
Pedro: 37,0%
Maria: 12,3%
José: 1,3%

Com esse resultado, a eleição iria para segundo turno porque João não tem mais do que 50% dos votos válidos.

Vamos supor alguns cenários de decisão de voto.

1) Gostaria que João vencesse no primeiro turno ou que não houvesse segundo turno, independente de quem vença.
A decisão é fácil: Vote em João. Com isso, estará decidindo para não haver segundo turno e para que João seja eleito.

2) Gostaria que houvesse segundo turno.
Nesse caso, o voto dependerá da sua preferência por qual candidato você gostaria que disputasse o segundo turno com João, que provavelmente irá para o segundo turno. Se o seu favorito for José, vote nele. Mesmo que ele tenha uma chance muito pequena de vencer ou mesmo de ir para o segundo turno, seu voto estará contando para decidir que a eleição irá para o segundo turno, já que você não votou no primeiro colocado. Se o seu favorito é José, mas, além disso, você não gosta do candidato Pedro, talvez seja a hora de considerar votar em Maria, já que ela é a maior adversária de Pedro em uma vaga para o segundo turno.

3) Gostaria de anular o voto.
Anular o voto ajuda a decidir a eleição no primeiro turno porque diminui os votos válidos e, com isso, os votos do candidato mais à frente (no nosso caso, João) valem um percentual maior nos votos válidos. Se você quer anular o voto porque não está satisfeito com a eleição, considere votar em um candidato com poucos votos (no nosso caso, a melhor opção seria José) e, com isso, sinalizar que gostaria de um segundo turno, o que significa um tempo maior para os candidatos exporem os seus projetos e debaterem melhor as questões e os problemas que encontrarão durante o governo.

Espero ter ajudado na escolha dos candidatos. Bom voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário