quinta-feira, 30 de junho de 2011

Cinema 3D é só isso?


Demorei um pouco para ver o meu primeiro filme em cinema 3D e, quando vi, a onda de euforia já estava passando. Agora, parece que voltaremos aos filmes 2D mesmo e só fico me perguntando o que farão com todas essas salas 3D que foram instaladas nos cinemas.

Não gostei nada de ver filmes em 3D. Muitos me falam que os filmes 3D tem uma profundidade maior e tal... eu não vi dessa forma. Acho que a tecnologia ainda está muito mal desenvolvida, apesar de estar aí já há muitos anos. Parece aquelas imagens do Chapolim, quando o personagem vai voar ou fica pequeno e aparece recortado na cena, sem sombra, falso. Da mesma forma, tive a impressão que, nos filmes 3D, os atores parecem recortados do fundo. Não parece natural. Não dá para ver, por exemplo, os contornos do rosto da pessoa, como vemos na vida real.

As cenas de ação também criam um arrasto insuportável. Não dá para acompanhar quando tem muito movimento. Além disso, cansa muito a vista e quando você tira os óculos, não dá para enxergar nada.

Quando eu vi o Rio em 3D, ficava um contorno vermelho horrível em torno dos personagens. Não sei se isso foi uma configuração mal feita do pessoal do cinema, mas estava muito ruim mesmo (a imagem, não o filme, que é ótimo).

O outro filme que vi em 3D foi o Thor. As imagens de Asgard ficaram bem legais, mas as cenas de ação não dava nem pra acompanhar. Parecia aqueles primeiros filmes ripados em divx que toda imagem de ação ficava com muito arrasto.

Daqui pra frente, não pretendo mais pagar mais caro. Vou ver filmes em 2D mesmo, que essa nova tecnologia não acrescenta em nada na linguagem dos filmes e só serve para arrancar uma grana a mais da gente mesmo.

2 comentários:

  1. Bom, eu já acho massa! Por exemplo, em Avatar, ficou perfeito. Não consigo ver Avatar em 2D, tem filme que tem que ser 3D, eu acho que o Rio não precisava ser e nem o Thor porque quando tem muita cena de ação,realmente fica arrastado. Como eu disse, tem filme que tem que ser 3D, fica massa! Os que a gente viu juntos a gente deu azar de não ter ficado bom!

    ResponderExcluir
  2. Acho que não é só azar de pegar filme ruim não. Há um movimento mundial nesse sentido. Os filmes que são lançados em 3D e 2D não estão mais dando muito dinheiro em 3D. Alguns filmes novos nem estão mais sendo lançados em 3D, como o X-Men First Class.

    ResponderExcluir