quarta-feira, 6 de julho de 2011

Software livre para edição de vídeo

Foi publicado um texto na revista Espírito Livre sobre uso de software livre, escrito por Alexandre Borba, com contribuição de Larissa Ventorim, em que os autores defendem que as empresas deixem de utilizar softwares piratas e passem a utilizar softwares livres.

No texto, eles citam como exemplo a utilização de aplicativos de edição audiovisual piratas, mas não oferecem nenhuma opção desse tipo de software. Essa é uma queixa muito recorrente entre os profissionais da área de audiovisual. Existem alguns softwares livres de edição de vídeo, mas nenhum se mostrou muito satisfatório até agora. Ou são muito simples, como o PiTiVi ou o Openshot ou têm a interface muito ruim, como o mais famoso deles, o Cinelerra.

Uma opção nova opção pode surgir no mercado de software livre em breve. O projeto Novacut lançou sua campanha no kickstart para angariar fundos para o desenvolvimento inicial de um novo editor de vídeos com recursos avançados que pode preencher essa lacuna no mundo OpenSource.

Até o momento, o projeto conseguiu US$ 2.888,00 e necessita de US$ 25.000,00 para viabilizar o projeto. Você pode fazer a sua doação para ajudar o projeto, que pode ser feita através do sistema de pagamentos da Amazon e, dependendo da quantia doada, seu nome pode aparecer no site da empresa, no blog ou você pode até mesmo conversar com os desenvolvedores do programa. A quantia doada só será cobrada se eles atingirem o valor total pretendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário